Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.6/5 (1000 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

 



Total de visitas: 197700
Intervenção nas IPSS
Intervenção nas IPSS

Intervenção no âmbito da Formação Técnica Externa para Auxiliares de Ação Direta

 

Com o objectivo de sensibilizar as ajudantes de família das IPSS do Concelho de Palmela para a importância da prevenção do aparecimento ou agravamento das lesões músculo-esqueléticas, a UCC de Palmela iniciou em 22 de Julho de 2010 um programa de formação intitulado “Mecânica corporal: mais vale prevenir…”que  pretende alertar esta população para os perigos provocados por posturas incorrectas dos profissionais enquanto  prestam cuidados de higiene a doentes dependentes, no domicílio.

    

Os cuidados a pessoas dependentes no domicílio exigem esforços e posturas penosas por parte dos profissionais. São frequentes expressões por parte destes profissionais como a seguinte: “A cama do doente é muito baixa e ficaram-me a doer as costas de ter estado tanto tempo dobrada.” (citado por uma ajudante de família de uma IPSS).

 

Queirós (2002), refere que os profissionais devem prevenir o risco de lesões, e considera como medidas preventivas a organização do trabalho, o uso de equipamentos facilitadores, conhecimento e adoção de posturas de trabalho correctas e de técnicas correctas de movimentação e transferência de doentes.

 

Segundo Cruz (1997: 124), os “programas de correcção postural, contribuem para a prevenção de síndromes dolorosos, através da consciencialização precoce das posturas e do desenvolvimento de exercícios equilibrados em termos de força e flexibilidade.

 

 

Com a finalidade de sensibilizar as auxiliares de ação direta das IPSS do Concelho de Palmela para a importância da prevenção do aparecimento ou agravamento das lesões músculo-esqueléticas, a UCC de Palmela tem vindo a dinamizar, desde 22 de Julho de 2010, um programa de formação intitulado ““Mecânica corporal: mais vale prevenir…” que  pretende alertar esta população para os perigos provocados por posturas incorrectas dos profissionais enquanto  prestam cuidados de higiene a doentes dependentes no domicilio.

 

Têm participado nestas formações todas as Instituições de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente,Santa casa da Misericórdia de Palmela, Casa do Povo de Palmela, Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia de  Pinhal Novo, Centro Paroquial de Pinhal Novo e a União Social Sol Crescente da Marateca, Casa do Povo de Quinta do Anjo e Fundação Robert Kalley, entre outras.

 

A formação é composta por sessões teórico práticas bem como o acompanhamento destas profissionais no seu dia a dia de trabalho, sempre que necessário e solicitado.

 

Este projeto é dinamizado pela Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação  Isabel Santos.

 

(Atualizado em dezembro de 2015)