Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Rating: 2.7/5 (563 votos)




ONLINE
1






 

 


Total de visitas: 122898
 UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE PALMELA
Saúde Escolar

 Programa de Saúde Escolar

 

Nas escolas desenvolvemos atividades e projetos nas áreas da saúde individual e coletiva, da inclusão escolar, da saúde ambiental e da promoção de estilos de vida mais saudáveis, orientadas para as necessidades concretas da comunidade educativa, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

 

PROJETO E-STOP'S                  

 

O presente projeto emergiu da necessidade de trabalhar os determinantes de saúde ligados aos comportamentos aditivos de substâncias psicoativas, nomeadamente a prevenção do consumo de tabaco, nas escolas do concelho de Palmela. Apesar de ao longo dos anos, estes Determinantes de Saúde terem vindo a ser trabalhados nas nossas escolas, inseridos em dinâmicas promotoras de saúde e da consciencialização dos jovens para escolhas saudáveis, considerámos agora a necessidade de criar um projeto mais estruturado e continuado, acompanhando os jovens durante todo o período do 3º ciclo de escolaridade. A partir dos resultados de estudos de investigação efetuados em Portugal e por outros investigadores, sabemos que a escola é o local de iniciação do comportamento de fumar para a maioria (60%) dos alunos portugueses, pois é na escola que estão a maioria dos jovens e é entre os 12 e os 13 anos que devemos apostar na prevenção primária em relação ao tabagismo. É nas escolas que os jovens passam a maior parte do tempo e onde a socialização/relação com os pares se torna progressivamente mais significativa. A escola promotora de saúde deve ser um espaço para de uma forma refletida, os jovens adotando comportamentos socialmente responsáveis e assumindo atitudes, decisões e comportamentos que possam ter continuidade para a sua vida e que sejam favoráveis ao seu pleno desenvolvimento, entendendo a saúde como um recurso e um potencial para uma vida mais saudável. Pretendemos contribuir para o aumento da literacia nestas áreas a par do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de saúde que permitam fazer escolhas responsáveis e uma vida livre do consumo do tabaco.

 

PROJETO TROCA OS PERIGOS PELA SEGURANÇA      

 

A UCCP e a USP de Palmela, concorreram à Iniciativa Missão Sorriso 2015, com o projeto "Troca o Perigo pela Segurança".

Este projeto, desenhado pela Equipa de Saúde Escolar de Palmela (UCC de Palmela e USP) pretende assumir-se como parceiro das escolas de 1º ciclo de Palmela na promoção da segurança e na prevenção dos acidentes escolares, na gestão de risco e na promoção da aquisição de competências básicas necessárias.

Para tal, pretende-se garantir formação a docentes, não docentes, pais e encarregados de educação nesta área, adquirir kit´s de primeiros socorros adequados às escolas e proporcionar experiências de risco controlado aos alunos depois de conquistarem 5 Missões - "Herois da Cidade", "Troca os P pelos S", "Em Equipa Conseguimos", "Sob Rodas" e "Com Queda para a Aventura", recorrendo a metodologias dinâmicas.

São Horas de Missão!

 

 Vânia Luís Carvalho

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net