Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela iniciou funcionamento e pretende melhorar assistência à população
O Concelho de Palmela passou a contar a partir do dia 4 de Maio de 2010, com uma Unidade de Cuidados na Comunidade. A missão desta equipa, composta por 22 profissionais, é contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da doença.
No dia 4 de Maio de 2010 iniciou-se actividade a Unidade de Cuidados na Comunidade de Palmela (UCCP). A sua área de intervenção corresponde ao concelho de Palmela sendo a população alvo abrangida por esta unidade funcional as famílias residentes, os grupos vulneráveis e de risco e a comunidade da sua área de influência.
Constituída como Unidade Funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde de Arrábida a UCCP, sedeada na Rua de S. Filipe, em Palmela, tem por missão:
A UCCP é constituída por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistente social, psicóloga, higienista oral, nutricionista e administrativa, que se encontram integrados nas diversas equipas de intervenção: Equipa de Cuidados Continuados, Equipa de Saúde Escolar; Equipa de Intervenção Comunitária. Estes profissionais, num número total de 22, comprometem-se a prestar cuidados de saúde aos três níveis de intervenção, de forma personalizada e dirigindo a sua actuação para o individuo, família e comunidades.
A UCCP engloba e coordena diversas actividades, tais como os Cuidados Continuados Integrados sendo objectivo desta Unidade continuar a responder no prazo de 24 horas às solicitações. No campo da promoção da saúde a equipa de Saúde Escolar integrada na UCCP tem como objectivos reforçar, estimular e promover estilos de vida saudáveis em estreita colaboração com a Unidade de Saúde Publica e com as escolas do concelho de Palmela.
A parceria com outros organismos da comunidade, tais como a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Palmela e a Equipa de Intervenção Precoce de Palmela é outra vertente de actuação da UCC, na medida em que elementos da Unidade integram de forma activa estas mesmas equipas. Também a articulação e encaminhamento de situações entre a UCC e outros parceiros como a Segurança Social, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental ou ainda com as equipas do Rendimento de Inserção Social fazem parte da intervenção diária desta Unidade Funcional de Saúde.
São ainda parceiros da UCCP o Centro Hospitalar de Setúbal, a Câmara Municipal de Palmela e as Juntas de Freguesia do Concelho. O concelho de Palmela tem uma população residente estimada de 61.758 habitantes (INE, 2007).
Para a Inauguração foram convidados a ARSLVT que foi representada pela Drª Ana Paula Fernandes, vogal do Conselho de Administração a quem coube a honra do "corte da fita Inaugurativa".
Estiveram ainda presentes representantes das Instituições locais: Camara Municipal de Palmela, Juntas de Freguesia do Concelho, Segurança Social, Centro Hospitar de Setubal, representantes das IPSS, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Palmela e Equipa de Intervenção Precoce .
Destacamos a presença da Senhora Directora, do Conselho Clinico do ACES e dos muitos funcionários que se quiseram juntar à iniciativa agradecendo a todos a sua presença.
Maio, 2010